top of page

O que é?

A psicoterapia é uma atividade que consistem em conduzir a pessoa ao auto-conhecimento, através da técnica escolhida, conduzida pela abordagem que o profissional deseja trabalhar.  Este processo não tem um prazo exato, pra se encerrar, pois cada pessoa apresenta uma, duas ou mais demandas quando inicia, podendo estas demandas se modificarem ou serem substituídas por outras que vão sendo descobertadas durante o processo terapêutico.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.

Quando saber que preciso?

A Psicoterapia:

O que é?

Psicóloga Campo Grande RJ Wládia Morais
Psicóloga Campo Grande RJ Wládia Morais
Psicóloga Campo Grande RJ Wládia Morais

A psicoterapia é uma atividade que consiste em conduzir a pessoa ao auto-conhecimento, através da(s) técnica(s) escolhida(s)  pelo profissional, que atuará a partir de uma abordagem psicológica. Este processo não tem um prazo exato pra se encerrar, pois cada pessoa apresenta uma, duas ou mais demandas quando inicia o tratamento. Elas podem se modificar ou serem substituídas por outras que vão sendo descobertas durante o processo terapêutico e cujo prazo para alcançar um estado de equilíbrio variam de uma pessoa para outra. O objetivo é conseguir a reflexão sobre si, sua história, para torná-lo autônomo e seguro, seja transformando-se a partir das descobertas ou aceitando sua história. São agendados encontros semanais entre o profissional e a pessoa, com duração de aproximadamente 45 minutos.  

​

Há casos  em que a necessidade de terapia é recomendada por identificação diagnóstica de um transtorno permanente. Nessas situações há demanda por um acompanhamento de psicoterapia por prazo indeterminado. Os profissionais envolvidos orientarão a pessoa, seus responsáveis ou seus cuidadores, quanto ao fato que deverá avaliar individualmente a demanda

​

​

 

 

 

 

 

 

Modalidades de atendimento:  presencial e on-line via Skype

 

O atendimento é predominantemente presencial.  Há disponibilidade para o atendimento via Skype que é permitido pelo Conselho da Classe, porém não é destinado para tratamentos longos e sim apenas para os casos em que há uma necessidade pontual ou transitória (impossibilidade de locomoção até o consultório, viagens e outras). Para este serviços, também é feito o agendamento de dia e horário para o atendimento, e valem todas as regras do atendimento presencial.

Quando saber que preciso?

Há uma errônea ideia de que procura tratamento quem é frágil ou acometido de algum transtorno grave.  Contrariando este pensamento, procura a psicoterapia quem é forte o suficiente de encarar a si mesmo com mais intimidade. Quando nos conhecemos bem, facilitamos nossas relações e a compreensão quanto aos demais. Há momentos na vida que fica difícil ter tantos pensamentos que a pessoa não consegue organizá-los e, por isso, sente-se fragilizada, ansiosa ou incapaz. O incômodo e a falta de capacidade em compreender-se poderão gerar conflitos internos, acarretando problemas familiares, sociais e até profissionais. A própria pessoa percebe que é momento de pedir ajuda.  

 

O profissional de psicologia estuda e se prepara para conduzir os temas de forma respeitosa, acolhedora, sem críticas, através da confiança, e pautado em um código de ética, que protege o paciente do julgamento social e da exposição.  Ao se perceber com a necessidade, sem conseguir dar conta das sensações e não encontrando amparo, a própria pessoa decide e admite que precisa da ajuda de um profissional para recuperar a ordem psíquica e retomar a autonomia. Nos casos de portadores de transtornos graves, são encaminhados para que sejam trabalhadas as questões de conflito permanente, pois o senso comum não compreende e não consegue conduzir ou acolher, cabendo ao profissional dar suporte para ele alcançar o melhor funcionamento psíquico possível e, consequentemente, mais conforto emocional.

 

Há indicação ainda para processos de recuperação de luto (perdas), ansiedade, depressão, por indicação de médicos especialistas em tratamentos multiprofissionais, para crianças, jovens, adultos e idosos.

​

Como são os valores?

Os valores não são pré-estabelecidos.  Eles são tratados, acordados e informados no primeiro contato pessoal entre o profissional e a pessoa que for submeter-se ao tratamento ou seu responsável legal.

​

Tem agenda social?

Cada profissional escolhe se dispõe de condições para oferecer o atendimento social.  No meu caso, há oferta dessa modalidade de atendimento. Há uma limitação para quantidade de pessoas enquadradas no atendimento social,  que é a prestação do serviço psicoterápico, com um valor menor que o habitual e menor que o valor da tabela do conselho da classe, mas que também é tratado através de contato pessoal.


.

​

Wládia Morais

​

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.
bottom of page